sábado, 1 de maio de 2010

... E É SÓ MAIS UM 1º DE MAIO



A gente as vezes reclama de acordar cedo, pegar trânsito, aguentar imbecis um milhão de vezes menos capaz que você no comando, reclama do ambiente de trabalho, dos colegas, da estrutura, do computador, do almoço, do salário curto...Buscar por melhores formas de mudar esse cenário, se tudo isso não serve, faz parte da atitude, mas essa é uma outra história.

Muito fácil reclamar quando, depois de enfrentar todo esse problema, você ainda conseguir chegar em casa, ter uma casa, um local pra voltar, ter comida no prato, roupa limpa, TV ligada, computador.. e ainda assim, ter tempo de reclamar porque a vida é uma droga, que quem você ama não te quer.. mais isso também é uma outra história.

E o que as histórias paralelas que envolvem você e o seu dia-a-dia tem a ver com trabalho escravo, condições sub- humanas, exploração? Nada, diria você, certo? Errado!

No seu dia atribulado, enquanto você pensa em xingar mais um que atravessa o seu caminho, em reclamar de tudo que você tem e só o que vale é desejar o que não tem, parou para pensar de onde o alimento que você come, a roupinha de pechincha que você comprou naquela loja de departamento, o tênis de 300 reais que você comprou ontem?


Sabe o qual a relação tem trabalho ilegal, clandestinidade, imigração?
Acha que tudo isso é coisa de séculos atrás e não sabe que estima-se que só no Brasil, a estimativa é de até 40 mil trabalhadores escravizados? E isso não tem nada a ver com siglas e distorção do que é a verdadeira luta por reforma agrária.

Já seria alarmante, mas ainda some nessa conta os bolivianos nas máquinas de costuras clandestinos em São Paulo, limpadores de peixe na China, a máfia do sanduíche nos EUA, subsalários em linhas de produção, em atendimentos telefônicos..Vira pra mim e fala em emergência, BRICs... China, Brasil e India realmente deveriam se unir mas para dar melhores condições de trabalho para sua população e não só lucrar em impostos baratos e exportação. Retenção, desvio de verba , impunidade, corrupção.. isso também é outra história, não é?


Se acha politizado, entendido, informado? Sabe o que é PEC 438/01? Se acha punk, anarquista, revolucionário? Anda sustentando qual máquina? A dos grandes cartéis ou da pirataria? Essa última ai move uma imensa multidão de subtrabalhos e exploração. Já parou para contestar como tudo que você consome e deseja é produzido, ou como vai parar nas suas mãos?

Informe-se, leia, tenha opinião embasada em fatos reais. Não é só cor do esmalte ou a úiltima novidade da semana que importa, o que move toda uma engrenagem e que querem a todo custo deixar na obscuridade também.

Comece por aqui, revolte-se e faça alguma coisa

ou então vai la curtir o show popular movido com dinheiro desviado, que sorteia prêmios, travestido de luta operária.
Bom feriado.

Um comentário:

Fernando disse...

Excelente texto. Apesar de ser dificil aferir a procedência de tudo o que eh consumido, especialmente se tratando de produtos industrializados com enormes cadeias de matérias-prima, não podemos nos eximir da responsabilidade.